Como já falamos anteriormente, em tempos de crise nada mais importante do que manter a liquidez do negócio.
No artigo de hoje vamos abordar algumas medidas que podem ser adotadas para o empresário manter a liquidez da empresa durante o período de crise.
A liquidez de uma empresa pode ser entendida como a capacidade de pagamento do negócio frente a seus compromissos financeiros, ou seja, CAIXA, DINHEIRO DISPONÍVEL.
Após analisado o seu índice de liquidez conforme explicamos nesse outro artigo, vamos a medidas possíveis.
1 – Renegocie junto a seus bancos uma prorrogação dos pagamentos de empréstimos e financiamentos, caso sua escola possua. Os bancos de forma geral estão prorrogando entre 60 e 90 dias os contratos.
2 – Renegocie junto a imobiliária o aluguel. Dentre as renegociações possíveis, pode-se pagar metade do valor durante o período da pandemia, pode-se dividir o valor de 2 ou 3 aluguéis em uma cobrança adicional com prazo a combinar entre as partes, existe a possibilidade do desconto total de 1 ou 2 aluguéis inteiros. Ligue na imobiliária ou diretamente para o proprietário explique a situação com toda a franqueza. De forma geral os proprietários de imóveis entendem que caso sua empresa feche as portar o valor que ele vai perder com o imóvel desocupado é muito maior que um acordo para manter a escola funcionando após a pandemia.
3 – Renegocie junto aos seus parceiros comerciais reajustes e carência (se possível) nos contratos. Isso vale para contabilidade, assessoria jurídica, empresas de softwares, empresas de segurança, limpeza, internet, tv a cabo, enfim reveja TODOS os contratos de prestação de serviços que a empresa mantem.
4 – Evite demissões. O custo da demissão é muito alto e vai tirar dinheiro do seu caixa, além do custo de treinamento do novo funcionário após a pandemia terminar ser alto. Acompanhe nossos boletins sobre as possibilidades que o governo abriu sobre diminuição da jornada de trabalho com diminuição do salário, férias com o pagamento do adicional somente no final do ano junto ao 13º salário, adiantamento dos feriados, entre outros. É importante lembrar que numa reestruturação empresarial, o último item a ser cortado é o emprego, devemos sempre fazer o possível para se manter os empregos.
5 – Se mesmos com todas as medidas acima você identificar que o fluxo continua negativo, existe a possibilidade de se fazer um financiamento bancário para reforço do caixa. Acompanhe nossos boletins sobre as alternativas de crédito e os custos envolvidos na transação. Considere somente empréstimos cuja taxa seja em torno de 1,5% e analise a sua capacidade de arcar com o valor da parcela.
Os pagamentos que devem ser priorizados são folha de pagamentos em primeiro lugar e fornecedores em segundo lugar. Caso tenha de congelar o pagamento de fornecedores escolha os fornecedores que não trará impacto ao funcionamento de seu negócio.
É muito importante que durante essas renegociações não esqueçamos do bom senso. Uma renegociação boa é quando os 2 lados saem ganhando, da mesma forma que sua empresa está passando por um período difícil o seu fornecedor também está, portanto proponha prazos e valores condizentes com toda a situação.
Juntos todos iremos passar por esse período.
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